A Ação Comunitária da Chácara Santo Antônio, é uma Associação independente, certificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criado pela Câmara Americana de Comércio de São Paulo, e é formada por empresas, condomínios residenciais, comercio, escolas e pessoas físicas localizadas e com endereço na região, e com participação de toda comunidade.
Nasceu da necessidade de mobilizar a comunidade para, em parceria com os orgãos públicos, contribuir para reduzir a criminalidade em uma área geográfica determinada.
A Ação Comunitária abrange a área circundada pelas seguintes ruas e avenidas: Roque Petroni Jr, Santo Amaro, Verbo Divino, Alfredo Egídio de Souza Aranha e Nações Unidas (até a Roque Petroni Jr), podendo extender essa área de acordo com interesses associativos ou locais.
Engajar todos os componentes da comunidade para a conquista da segurança pessoal e patrimonial, entendendo que a questão segurança pública transcende da simples técnica, para um contexto mais complexo que envolve solidariedade e conscientização.
Trabalhar amplamente para otimizar e melhorar a qualidade de vida em todo o perímetro delimitado pela Chácara Santo Antônio, atuando a partir do desenvolvimento e incentivo de atitudes individuais e coletivas das empresas, instituições e pessoas físicas que vivam, trabalhem e freqüentem a região para promoção da segurança comunitária, assim como em todos os aspectos que possam gerar o bem-estar pessoal e social; independentemente do beneficiado ser ou não qualificado como sócio/associado.
Promover e incentivar o conceito de cidadania na comunidade, em ações contrárias à omissão, na busca do comprometimento com a vivência interativa e com a integração da comunidade;
Relacionar-se com representantes do poder público, entidades classistas e outras associações, promovendo reuniões constantes destes com a comunidade buscando garantir os recursos necessários à segurança do Bairro, e sua forma de aplicação.
Promover a integração das equipes de segurança interna das empresas e condomínios, criando procedimentos conjuntos de informação e proteção.
Entender a criminalidade existente na região, desenvolver e propor ações preventivas aos beneficiários
Administrar equipe volante de segurança, observando o entorno dos associados e dando apoio aos funcionários em deslocamentos externos.